segunda-feira, 6 de abril de 2015

Lato sensu ENSP: cinco cursos gratuitos com inscrições abertas

"A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para cinco cursos lato sensu, nas modalidades especialização, atualização e aperfeiçoamento. Ao todo, são oferecidas 190 vagas. Os cursos são presenciais e as inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS Fiocruz. Confira a lista de oportunidades, os prazos de inscrição e os objetivos de cada um deles. Os cursos de Pós-Graduação lato sensu da ENSP são oferecidos gratuitamente aos portadores de diploma de curso superior e têm por objetivo aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber em diferentes áreas do campo da saúde." 



Especialização em Pneumologia Sanitária

Inscrições: até o dia 4 de maio, na Plataforma SigaL S Fiocruz
Coordenadores: pesquisadores Jesus Pais Ramos, Glória Regina Coelho da Motta e Martha Góes 
Fernandes

Constituído de cinco Unidades de Aprendizagens, o curso tem por objetivo capacitar profissionais de saúde a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle e desenvolver vigilância epidemiológica no âmbito da tuberculose. 

Carga horária Total: 500 horas

40 vagas disponíveis (voltada a profissionais de saúde de nível superior que atuam na área de pneumologia sanitária, em especial a tuberculose ou para profissionais de saúde de nível superior com interesse e perspectiva de atuar na área de pneumologia sanitária, em especial a tuberculose). 

As aulas são ministradas de segunda a sábado, em horário integral, no Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz.

Confira no edital outras informações sobre a descrição do curso, o regime, o período, os critérios de seleção e a documentação necessária para matrícula.

Aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura - CURSO EAD


Inscrições: até o dia 1º de junho, pela plataforma Siga Lato Sensu da Fiocruz

Coordenadores: pesquisadoras Denise Cavalcante de Barros, Denise Oliveira e Silva e Mirian Ribeiro Baião

Objetivo: capacitar profissionais de saúde a respeito dos significados dos sistemas e valores que envolvem os aspectos socioculturais da saúde, em particular da alimentação e a nutrição, visando uma prática humanista na promoção da alimentação e nutrição na atenção à saúde. 

O curso foi organizado em três Unidades de Aprendizagem que procuram apresentar conceitos centrais teórico-metodológicos no campo das Ciências Sociais e Humanas e sua interface com a alimentação. A abordagem pedagógica busca privilegiar a construção do conhecimento a partir da problematização dos conteúdos e das formas hegemônicas do pensar e do fazer da ciência. Serão desenvolvidas atividades por meio da comunidade virtual disponibilizada pelo Ensino a Distância da ENSP (EAD).

São oferecidas 30 (trinta) vagas, destinadas a profissionais de saúde, áreas afins e alunos de pós-graduação.

Acesse o edital.

Atualização Multiplicador da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação
 
Inscrições: até o dia 17 de abril.

A formação pretende capacitar os profissionais de saúde que atuam na atenção primária/SUS, para o desenvolvimento de ações promotoras do aleitamento materno. São oferecidas 30 vagas.

Coordenadores: professoras Regina Paiva Daumas, Tania Maria Brasil Esteves, Íris Maria da Silva, Sergio Arino Marques dos Santos e Maria da Conceição Monteiro Salomão.

O curso combinará aulas expositivas, atividades em pequenos grupos. A metodologia utilizada será a problematizadora, que permite ao participante construir o seu conhecimento a partir da reflexão e análise de sua prática assistencial em aleitamento materno.

Leia o edital e faça sua inscrição aqui.

Atualização em Vacinas em Saúde Pública

Inscrições: até o dia 1º de junho, pela Plataforma Siga LS

Concebido para apresentar de forma sintética os aspectos relevantes em um programa de imunizações e conhecimentos de epidemiologia e vigilância epidemiológica que um profissional deve ter para trabalhar em imunizações. Ao todo, estão disponíveis 40 vagas, e as inscrições devem ser feitas

É destinado a profissionais de saúde com nível superior completo, inseridos em programas de imunização preferencialmente em nível de coordenação ou gestão, ou que tenham vacinação em saúde pública como objeto de trabalho acadêmico. A coordenação é dos pesquisadores da ENSP Luiz Antonio Bastos Camacho e Lucia Helena de Oliveira.

Acesse aqui o edital.
Atualização em Leitura em Violência e Saúde

Inscrições: até o dia 1º de junho.

Coordenadores: pesquisadoras da ENSP/Fiocruz Edinilsa Ramos de Souza e Patricia Constantino. 

Tem por objetivo refletir e aprofundar o conhecimento acerca da violência no campo da saúde pública, discutindo do ponto de vista teórico e prático os aspectos sociais, epidemiológicos, políticos e antropológicos que permeiam as questões relacionadas ao tema.

O curso é teórico e prático. No bloco teórico são, cuidadosamente, discutidos os textos e aprofundados os conhecimentos específicos de cada tema abordado. No bloco prático são apresentadas experiências da instituição e serviços e dos profissionais que lidam diretamente com as questões em foco. Além disso é pedido ao aluno ao longo do curso que faça alguns exercícios em relação a temas pré-selecionados do curso. Nessa ocasião, solicita-se ao aluno que incorpore uma reflexão sistematizada sobre sua experiência profissional.

Ao todo, estão disponíveis 50 vagas. O curso tem carga horária total de 45 horas e será ministrado uma vez por semana (terças-feiras).

Mais informações e inscrições aqui
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário