
Gostaria de sugerir o artigo "Nas entrelinhas do olhar: Apoio Matricial e os profissionais da ESF", escrito por Ana Lúcia de Magalhães Fittipaldi, Valéria Ferreira Romano e Denise Cavalcante de Barros.
O estudo tem por objetivo apresentar a discussão que emergiu das reflexões sobre os significados que os profissionais da ESF e do Nasf atribuem ao Apoio Matricial, além da repercussão desses significados nas relações cotidianas de trabalho.
"Trata-se de artigo fruto de pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar os significados que os profissionais da Estratégia Saúde da Família atribuíam ao Apoio Matricial. Foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas e para interpretação dos resultados adotou-se a Análise de Conteúdo. Houve consenso sobre a importância do Apoio Matricial para a Estratégia Saúde da Família e que sua construção aconteceu mais no cotidiano e menos por uma questão normativa. Os profissionais identificaram ênfase no enfoque clínico e secundarização das ações de prevenção e coletivas, além de priorização dos núcleos de conhecimento, dificultando a interdisciplinaridade."
Artigo está disponível no Volume 39 da Revista Saúde e
Debate do CEBES e aborda reflexões sobre os significados que os
profissionais da ESF e do Nasf atribuem ao Apoio Matricial, além da
repercussão desses significados nas relações cotidianas de trabalho.
Acesse o artigo, clicando aqui.
Acesse: Revista Saúde em Debate do CEBES
Nenhum comentário:
Postar um comentário